domingo, 31 de julho de 2011

Cobepa realiza 1ª Oficina de Planejamento


“Cobepa 2013; mais forte e melhor”. Unidos em torno dessa proposta, com muita fé no futuro e disposição para realizar no presente, a turma da Cobepa esteve toda reunida em dois dias de muito trabalho e aprendizado. A 1ª Oficina de Planejamento Cobepa 2013 foi realizada com sucesso nos dias 25 e 26 de julho, no auditório do Espaço Sócio-Educacional da Petrobras, em São Roque do Paraguaçu. 

 
Foto: Participantes da oficina

A oficina faz parte do processo de planejamento da COBEPA que é composto por uma série de atividades iniciadas em abril e que prosseguirão até o final do ano. Ele inclui reuniões com a diretoria, visitas e reuniões nas unidades, oficinas coletivas, reuniões com pais, capacitações e visitas a outras organizações. Esse processo está sendo realizado sob a orientação do gestor social Valter Cruz, professor da UNEB e militante do terceiro setor, que conduz os trabalhos utilizando-se de metodologias participativas.

Foto: O educador Valter Cruz em ação

Os dois dias dessa primeira oficina foram marcados pelo trabalho intenso, encarado com muita disciplina e empenho por todos. Ao tempo, as dinâmicas propostas proporcionaram momentos de muita descontração e emoção. Todos os objetivos foram alcançados com louvor, destacando-se a construção coletiva da visão da instituição para 2013: “Em 2013 seremos uma organização equilibrada financeiramente, com funcionários preparados e satisfeitos, reconhecida no Estado da Bahia por nossas oficinas e cursos de qualidade, que propiciam formação cidadã e inclusão social para crianças e adolescentes.”



Todos saíram renovados e comprometidos com os acordos e novos objetivos propostos. A próxima oficina será realizada em outubro. Daqui até lá, temos muito trabalho pela frente, porém, a certeza de que estamos escrevendo um novo e melhor futuro para a Cobepa nos garante forças e disposição de sobra para encarar quantos desafios se apresentarem.



Aproveitamos para agradecer a todos que contribuíram, até mesmo que com orações e pensamentos positivos, para o sucesso desse evento. Agradecemos ao Conexão Vida, Consórcio Rio Paraguaçu, Petrobras, Secretária Municipal de Desenvolvimento Social e Educação de Maragogipe, Vivina Machado, Antônio Nascimento, Paulo Felipe, Silvânia Mendes, Valdinei Reis, Odilardo Medina, dona Janice Caldas e demais sócios. Em especial, agradecemos às famílias que gentilmente hospedaram em suas casas os participantes da oficina vindos de outras localidades, numa demonstração de que a comunidade mais do que nunca entende a importância do seu papel na construção de uma nova Cobepa, mais forte e melhor.



Abaixo, os principais objetivos propostos e alcançados na oficina:

01- Compartilhamento de todas as informações desse processo de planejamento (histórico, ações já realizadas, metodologias, etc..);
02- Integração entre as pessoas;
03- Fortalecimento dos vínculos com a instituição (senso de pertencimento e responsabilidade);
04- Redução de disputas internas (Salinas X Maragogipe);
05- Desenvolvimento da confiança mútua;
06- Equalização de informações sobre a COBEPA. (provocando maior conhecimento coletivo sobre a organização);
07- Desenvolvimento do espírito de colaboração para idéias pactuadas pelo grupo;
08- Elevação da auto-estima;
09- Definição de área de atuação;
10- Identificação de pontos fortes e fracos do ambiente interno e externo da organização;
11- Construção da Matriz SWAT (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças);
12- Compartilhamento da história da organização, estruturas, serviços e recursos atuais;
13- Compartilhamento de informações e da situação financeira da COBEPA;
14- Definição da visão 2013 da COBEPA.

Acesse o link abaixo e veja mais fotos da oficina:

http://www.flickr.com/photos/63731386@N08/sets/72157627197919563/



5 comentários:

  1. Rapaz.... A matéria ficou ótima!!!!
    Parabéns COBEPA.

    ResponderExcluir
  2. Foram dois dias de muita informação, reflexão, trabalho em equipe, produções, risos, alegria e muito aprendizado. Deu para perceber claramente o empenho do grupo. O tempo passou tão rápido que deixou até saudade e gostinho de quero mais. A 1ª oficina de planejamento da Cobepa, além de tudo, foi muito prazerosa.

    Jeilza Spinola. Coordenadora Pedagógica Cobepa.

    ResponderExcluir
  3. Gostei do trabalho. Todos estão de paraabéns. É um excelente exemplo para ser seguido por outras comunidades.

    Gilson Vieira
    www.projetoverdetrem.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Valter, belo trabalho querido amigo.
    Amig@s da Cobepa e todas as pessoas que estão envolvidas com esta Instituição: parabéns pela beleza, compromisso e ação para uma vida digna! Sigamos. Com carinho. Vivina

    ResponderExcluir
  5. Sigo com mais confiança e dinamismo quando percebo o empenho e dedicação de todos no propósito de reescrever a história da COBEPA. Parabéns a todos que estão se permitindo fazer parte e ser parte desta nova COBEPA.
    Meu reconhecimento e valorização a todos os envolvidos neste processo.

    Marli Medina/ Diretora Presidente

    ResponderExcluir