domingo, 31 de julho de 2011

Cobepa realiza 1ª Oficina de Planejamento


“Cobepa 2013; mais forte e melhor”. Unidos em torno dessa proposta, com muita fé no futuro e disposição para realizar no presente, a turma da Cobepa esteve toda reunida em dois dias de muito trabalho e aprendizado. A 1ª Oficina de Planejamento Cobepa 2013 foi realizada com sucesso nos dias 25 e 26 de julho, no auditório do Espaço Sócio-Educacional da Petrobras, em São Roque do Paraguaçu. 

 
Foto: Participantes da oficina

A oficina faz parte do processo de planejamento da COBEPA que é composto por uma série de atividades iniciadas em abril e que prosseguirão até o final do ano. Ele inclui reuniões com a diretoria, visitas e reuniões nas unidades, oficinas coletivas, reuniões com pais, capacitações e visitas a outras organizações. Esse processo está sendo realizado sob a orientação do gestor social Valter Cruz, professor da UNEB e militante do terceiro setor, que conduz os trabalhos utilizando-se de metodologias participativas.

Foto: O educador Valter Cruz em ação

Os dois dias dessa primeira oficina foram marcados pelo trabalho intenso, encarado com muita disciplina e empenho por todos. Ao tempo, as dinâmicas propostas proporcionaram momentos de muita descontração e emoção. Todos os objetivos foram alcançados com louvor, destacando-se a construção coletiva da visão da instituição para 2013: “Em 2013 seremos uma organização equilibrada financeiramente, com funcionários preparados e satisfeitos, reconhecida no Estado da Bahia por nossas oficinas e cursos de qualidade, que propiciam formação cidadã e inclusão social para crianças e adolescentes.”



Todos saíram renovados e comprometidos com os acordos e novos objetivos propostos. A próxima oficina será realizada em outubro. Daqui até lá, temos muito trabalho pela frente, porém, a certeza de que estamos escrevendo um novo e melhor futuro para a Cobepa nos garante forças e disposição de sobra para encarar quantos desafios se apresentarem.



Aproveitamos para agradecer a todos que contribuíram, até mesmo que com orações e pensamentos positivos, para o sucesso desse evento. Agradecemos ao Conexão Vida, Consórcio Rio Paraguaçu, Petrobras, Secretária Municipal de Desenvolvimento Social e Educação de Maragogipe, Vivina Machado, Antônio Nascimento, Paulo Felipe, Silvânia Mendes, Valdinei Reis, Odilardo Medina, dona Janice Caldas e demais sócios. Em especial, agradecemos às famílias que gentilmente hospedaram em suas casas os participantes da oficina vindos de outras localidades, numa demonstração de que a comunidade mais do que nunca entende a importância do seu papel na construção de uma nova Cobepa, mais forte e melhor.



Abaixo, os principais objetivos propostos e alcançados na oficina:

01- Compartilhamento de todas as informações desse processo de planejamento (histórico, ações já realizadas, metodologias, etc..);
02- Integração entre as pessoas;
03- Fortalecimento dos vínculos com a instituição (senso de pertencimento e responsabilidade);
04- Redução de disputas internas (Salinas X Maragogipe);
05- Desenvolvimento da confiança mútua;
06- Equalização de informações sobre a COBEPA. (provocando maior conhecimento coletivo sobre a organização);
07- Desenvolvimento do espírito de colaboração para idéias pactuadas pelo grupo;
08- Elevação da auto-estima;
09- Definição de área de atuação;
10- Identificação de pontos fortes e fracos do ambiente interno e externo da organização;
11- Construção da Matriz SWAT (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças);
12- Compartilhamento da história da organização, estruturas, serviços e recursos atuais;
13- Compartilhamento de informações e da situação financeira da COBEPA;
14- Definição da visão 2013 da COBEPA.

Acesse o link abaixo e veja mais fotos da oficina:

http://www.flickr.com/photos/63731386@N08/sets/72157627197919563/



quinta-feira, 14 de julho de 2011

Escola das Águas


A COBEPA, em uma ação de pareceria, encaminha jovens assistidos pelos seus projetos para a Escola das Águas, instituição sócio-educacional pensada para pescadores e seus filhos, com sua metodologia de trabalho fincada na pedagogia da alternância. A escola, que terá três pilares de atuação (certificação de 1º e 2º grau, formação técnica e formação política), abre hoje as portas para a Turma Piloto que recebe o nome de Maria do Paraguaçu e Altino Cruz, lideranças do Recôncavo que tombaram na luta pelos direitos sociais.

Os estudantes ficarão de 10 a 12 dias de cada mês na Casa das Águas, espaço de convivência e estudo solidário, e demais dias na comunidade. O projeto garantirá alimentação, hospedagem e transporte para todos os estudantes que virão das varias regiões da Bahia.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

1º Festival Cultural de Talentos Salatiel Caldas

Clique para ampliar!

Nos dias 02 e 03 de agosto de 2011, a COBEPA estará promovendo o 1º Festival Cultural de Talentos Salatiel Caldas que, além de prestar homenagens ao poeta Salatiel Caldas, no ano do seu centenário, estará estimulando a produção cultural, proporcionando às pessoas e grupos desejosos de desenvolverem um trabalho artístico, mas que ainda não estão inseridos nesse contexto, um abrir de portas inicial. Confira o regulamento e inscreva-se!

Para obter maiores informações, entre em contato: (75) 3527-6219 |
cobepa.ba@hotmail.com

1º Festival Cultural de Talentos Salatiel Caldas. COBEPA
O talento será homenageado. Novos talentos serão revelados.
Regulamento

1. O 1º Festival Cultural de Talentos Salatiel Caldas tem como principais objetivos homenagear o poeta Salatiel Caldas, no ano do seu centenário, e estimular a produção cultural, proporcionando às pessoas e grupos desejosos de desenvolverem um trabalho artístico, mas que ainda não estão inseridos nesse contexto, um abrir de portas inicial. Sendo assim, estará vetada a participação de pessoas e grupos que já têm um trabalho artístico profissional. À essas pessoas e grupos será reservado espaço para apresentação, porém não dentro da competição do festival.

2. Categorias: Poesia, Música, Teatro e Dança.
Tema para apresentações (exceto música): Meio Ambiente e Vida.
O participante que fugir do tema perderá 03 pontos.
Dia 02 dança e música | Dia 03 teatro e poesia
3. O intervalo entre as apresentações será de 05 min.
O programação do festival se estenderá das 13:30 às 18:00h

4. As inscrições no 1º Festival Cultural de Talentos Salatiel Caldas, tanto para os competidores, quanto para os outros participantes (fora da competição), serão gratuitas, a serem realizadas nos espaços da COBEPA e/ou com pessoas devidamente autorizadas pela comissão responsável pelo evento. O período de inscrição será do dia 12 ao dia 22 de julho. Caso não seja atingido o número mínimo de 12 (doze) inscrições, o tempo de inscrição será prorrogado. Caso não seja atingido o número mínimo após a prorrogação, a parte competitiva do festival será cancelada, preservando apenas as apresentações.
5. O 1º Festival Cultural de Talentos Salatiel Caldas está aberto à participantes de todo território do Estado da Bahia, sendo que as despesas com transporte, alimentação, hospedagem e outras, serão de responsabilidade dos próprios participantes.

6. Cada participante, pessoa ou grupo, poderá se inscrever em até duas categorias.

7. A ordem das apresentações será determinada por sorteio nos dias do festival antes da abertura do evento na presença de um componente de cada grupo competidor, conforme a modalidade a ser apresentada , a saber primeiro dia Música e dança e no segundo dia teatro e poesia.

8. Idade mínima de participação 10 anos

9. Tempo para apresentação:Poesia, musica e dança: 10 min; Teatro: 20 min.
O grupo que não respeitar o tempo limite estabelecido perderá ponto
A pontuação mínima será de 05 pontos e máxima de 10 pontos
O grupo que fugir do tema perderá 03 pontos

10. Os resultados serão divulgados nos respectivos dias, antes do termino do evento.

11. A contagem dos postos do júri e a divulgação dos resultados serão divulgados no mesmo dia das apresentações ficando a premiação para o ultimo dia do festival.
12. Dos aspectos que serão avaliados em cada categoria.
TEATRO: figurino, cenário, enredo, originalidade, fidelidade ao tema
DANÇA: figurino, expressão corporal, coreografia, contextualização com o tema.
MUSICA: letra,melodia, presença de palco,arranjo musical e afinação
POESIA: rima.
A comissão organizadora reserva o direito de fazer mudanças nesse regulamento até 48 horas antes do evento, sendo previamente comunicadas.