sábado, 18 de junho de 2011

COBEPA promove oficina de reciclagem de papel

Fotos: Uendel Galter

Aliar reciclagem, educação ambiental, geração de renda, arte e cooperativismo em um só projeto de sustentabilidade sempre foi um grande desafio para instituições educacionais, ong´s e poder público. O consumismo voraz da sociedade capitalista tem gerado consequências cada vez mais percebidas, tanto no modo de vida das pessoas como no meio ambiente. Um dos impactos mais agressivos é o lixo produzido pelo homem.



O papelão e outros derivados do papel, que ao serem jogados à toa transformam-se em um problema, podem virar objetos de utilidade doméstica ou peças de arte; aliviando assim o meio ambiente, decorando, servindo em outras necessidades e gerando renda.  Viva a reciclagem!


E é isso que começou a ser colocado em prática na COBEPA, através das oficinas de reciclagem de papelão, folhas de jornais, revistas e outros, promovidas pela a instituição aos seus funcionários e colaboradores. À frente, o experiente e talentoso designer, artista plástico, percussionista e cantor Carlos Ferreira (68 anos) ou, como gosta de ser chamado, Carlito Cafroxo.


O artista Carlito Cafroxo com uma luminária feita a partir de folhas de revista.
Nas mãos de Carlito, pedaços de papelão que seriam rejeitados como lixo, viram objetos decorativos e utensílios domésticos que, sem saber a sua verdadeira origem, qualquer pessoa diria serem feitos de madeira, gesso ou outra matéria prima. Luminárias, descansos de pratos e copos, jarros, fruteiras e até mesmo estantes para TV e outros móveis surgem de tiras de papel entrelaçados fixados apenas por goma. Nada de pregos, parafusos ou cola industrial, apenas goma; o que torna o custo de produção mais barato ainda. Tinta guache, ou outras, verniz e massa acrílica dão o toque final, conferindo a peça beleza e durabilidade.

Turma da COBEPA colocando a mão na massa durante oficina.
Na opinião de Benielia, que participou da oficina de formação, “esse conhecimento será bastante útil, porque, além de estarmos contribuindo para a preservação do meio ambiente, reutilizando materiais que seriam jogados à toa, poderemos fazer uma graninha que será bastante bem vinda, não apenas para cada um, individualmente, como, principalmente para a COBEPA”. “Vamos ganhar dinheiro com isso! Vocês vão ver!”, completa a empolgada Benielia.

O mestre Carlito revelando os segredos da arte com papelão reciclado.

Promover mecanismos de geração de renda, elevação da auto-estima, educação ambiental e socialização é um compromisso que a instituição está cumprindo com essa importante ação.

Veja mais sobre o artesão e músico Carlos Ferreira, o Carlito Cafroxo, nessa reportagem do jornal A Tarde: http://www.atarde.com.br/cidades/noticia.jsf?id=802342. E mais fotos das oficinas clicando no link ao lado: http://www.flickr.com/photos/63731386@N08/sets/72157626991878310/