quinta-feira, 12 de maio de 2011

Com a palavra, Marli Medina; nossa Presidente



“Nenhuma aventura é tão ousada, quanto a coragem de ousar viver por um ideal."


Quando cheguei no distrito de São Roque do Paraguaçu, vindo do município de Maragojipe, em 1985, tive o privilégio de conhecer o trabalho social desenvolvido pela COBEPA.

Casada com um jovem daquela localidade e com muitas dificuldades financeiras, fui contemplada com uma vaga para trabalhar na instituição como alfabetizadora em 1987, recebendo uma ajuda de custo como gratificação; o que muito contribuiu para o sustento do meu filho.

Enfrentei muitas dificuldades, tive cinco filhos no período de 1986 a 1991 e a COBEPA foi fundamental nas nossas vidas; forneceu-nos moradia, alimentação, educação, formação. Ao tempo em que prestava serviço, automaticamente era atendida e assistida nas minhas necessidades básicas e outras, essenciais para  a vida humana.


Assim como à mim e aos meus, a instituição assegurou à centenas de famílias, ao longo de sua história, direitos garantidos pela Constituição Federal, assumindo o papel do Estado que esteve ausente por longos anos.

Muitas coisas ocorreram durante o percurso e a instituição teve a sua estrutura abalada, a partir do ano de 2006. Ao longo desses anos, a COBEPA vem enfrentando dificuldades, inclusive com grande risco de fechar as portas.

Diante da problemática, retomando à leitura da minha história, refleti sobre a importância desta instituição em nossas vidas. Eu não poderia deixar os meus braços cruzados sem ao menos tentar socorrer e salvar o que restou. Então, muito no sentimento do reconhecimento, conversei com a minha família e decidi, juntamente com mais três companheiras, enfrentar o desafio, a fim de resgatar e ressignificar a missão da COBEPA, assumindo como diretora presidente em 2010.

 
A princípio, muitos não entenderam por que eu aceitei esse desafio. Em resposta, me apropriei da fala do profeta Jeremias que dizia: “Tenho que andar; tenho que arriscar. Ai de mim se não o faço. Como escapar de ti? Como calar, se tua voz arde em meu peito?". Era a voz da minha consciência ecoando dentro de mim, lembrando-me que tudo que eu consegui mudar e construir com a minha família tem o toque dos projetos sociais implementados pela COBEPA. E considerando seu lema, não podemos descansar enquanto houver crianças com fome, sem moradia digna, sem escola; nos acomodando e acovardando por medo de tomar para si a causa do outro, sem se dar conta que a responsabilidade da mudança que tanto almejamos no mundo é de todos e de cada um.

As ações e serviços realizados hoje na COBEPA não têm um caráter assistencialista, para alguém que precisa da benesse, mas sim porque é um direito de cidadania. Trata-se de um espaço de empoderamento e encaminhamento de discussões e planejamento de políticas públicas que venham garantir os diretos do cidadão.

Aproveito esse espaço para sensibilizar a todos os leitores e dizer que tudo isto está em perigo de acabar. Seja um colaborador! Participe! Faça você a sua parte na mudança que você deseja ver no mundo.

Acredite e comungue desta causa social. "Que nossos esforços desafiem as impossibilidades. Lembrai-vos que as grandes proezas da história foram conquistadas daquilo que parecia impossível.". (Charles Chaplin).

A luta continua! Entra na roda com a gente; você é muito importante!

Marli Medina
Diretora Presidente da COBEPA